vesícula biliar

9 sinais de quem tem problema na vesícula biliar

A vesícula biliar é um pequeno órgão (7 a 10 cm) com formato similar ao de uma pera. Ela fica localizada perto do fígado e sua tonalidade é marrom esverdeada, cor resultante dos aproximadamente 50 ml de bile que armazena em seu interior.

A principal responsabilidade da vesícula biliar no organismo é auxiliar no processo digestivo, diluindo e melhorando o aproveitamento da gordura ingerida. A vesícula é capaz de estimular a secreção de colecistoquinina, bem como neutralizar os ácidos até chegar ao intestino.

Quando há algum problema na vesícula, o corpo recebe sinais. Independentemente do tipo de acometimento, os sintomas de doenças biliares costumam ser muito incômodos. Confira a seguir quais são os principais indícios de que a sua vesícula não vai bem.

Dor abdominal é um forte sintoma de problema na vesícula biliar

Um dos sinais de alerta mais comuns de problema na vesícula biliar é a ocorrência de dores abdominais. Cólica forte, desconforto epigástrico e dor que irradia do quadrante superior do abdômen para as costas são sintomas que indicam que pode haver algo errado com a vesícula.

Urina escura não é apenas sintoma renal

Sim! Urina escura pode ser um indício forte de problema biliar. As alterações na cor da urina podem ter relação com transtornos na vesícula. Os pigmentos biliares acumulados na vesícula podem fazer o xixi adquirir um tom marrom ou amarelo muito forte. É importante procurar o médico para fazer o diagnóstico adequado.

Indigestão também é um sinal preocupante

Como a vesícula desempenha uma função específica no processo digestivo, quem tem alguma alteração funcional ou anatômica no órgão pode apresentar sintomas como gases, arrotos e indigestão. Se os sucos biliares não chegam adequadamente ao intestino, seja por conta de uma inflamação ou obstrução, a tendência é que a digestão fique mais lenta, a barriga fique inchada e a pessoa tenha uma sensação de peso.

Náuseas e vômitos são comuns para quem tem doenças biliares

O enjôo persistente é, também, um sinal que deve ser encarado com seriedade. As náuseas e vômitos alertam para uma eventual uma dificuldade existente na vesícula biliar. Isso acontece por falhas na utilização  dos sucos digestivos durante o processamento das gorduras. Cálculos biliares costumam desencadear a sensação de pressão no estômago, fazendo com que o indivíduo fique enjoado e vomite.

Falta de apetite pode acontecer com quem tem problema na vesícula

Alterações no apetite podem estar relacionadas a problemas diversos, incluindo doenças biliares. A perda de apetite sem outra causa aparente é um sinal que merece ser analisado cuidadosamente. Por conta da indigestão, enjoo e sensação de estômago pesado, muitas pessoas com enfermidades na vesícula relatam que perdem a vontade de comer.

Diarreia é sinal de distúrbio no trabalho da vesícula

Diarreia, alterações nas fezes e outras mudanças nos hábitos intestinais devem ser investigados. Tais distúrbios digestivos podem ser causados por problemas no funcionamento da vesícula biliar, sobretudo, se o consumo de gordura for excessivo. Fezes endurecidas e alterações na cor também sinalizam uma possível doença digestiva.

Pele e olhos amarelados são indicativos de dificuldades hepáticas e biliares

A famosa icterícia é um forte sinal de problemas hepáticos e digestivos. Quando a bile fica acumulada na vesícula biliar, ela permanece no sangue e chega facilmente aos tecidos e células corporais. Isso pode fazer com que a pele e os olhos fiquem amarelados.

Dor no peito vai além de problemas cardíacos

Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas a dor no peito pode estar relacionada à vesícula. O bloqueio das vias biliares aumenta o ácido no estômago e provoca refluxo. Quando os sucos biliares são empurrados em direção ao peito invés de fluírem normalmente pelo sistema digestivo, isso pode produzir uma sensação semelhante à de um infarto.

Febre e calafrios estão entre os sinais

Os calafrios e a subida repentina de temperatura são anormais e demandam atenção. A febre, de modo geral, pode estar ligada à inflamação ou infecção na vesícula. Dê importância a esse sintoma! Pode não ser grave, mas, por via das dúvidas, procure suporte médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter acerca do assunto e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo no Rio de Janeiro!

Posted by Dr. Douglas Bastos

2 comments

Estava pesquisando na internet e vi seu Blog. Achei o conteúdo muito bom! Parabens!! Dr. Sammy

Dr. Douglas Bastos

Olá, Dr. Sammy. Obrigado pela visita e pelo comentário! Aproveite para continuar acompanhando meus conteúdos no meu Instagram e na minha página no Facebook.