vesícula biliar

4 doenças que atingem a vesícula biliar

A vesícula biliar é um órgão muscular localizado perto do fígado. Pequena e estrategicamente posicionada, a vesícula tem a função de armazenar a bile e, consequentemente, auxiliar no trabalho do sistema digestivo, absorvendo nutrientes e digerindo gorduras.

Vale destacar que a bile é um líquido que age como uma espécie de detergente no nosso corpo. Ela emulsiona as gorduras para que possam ser adequadamente processadas pelo intestino delgado, além de permitir que as vitaminas A, D e E sejam absorvidas pelo organismo.

Por diferentes razões, a vesícula biliar pode apresentar problemas e adoecer, ocasionando assim, sintomas desagradáveis como dor, náusea, vômito, febre, amarelamento na pele, entre outros. Veja a seguir uma lista das principais doenças que atingem esse órgão.

Colelitíase: problema comum na vesícula biliar

Uma das doenças mais frequentes na vesícula é a colelitíase, chamada também de pedra na vesícula ou cálculo biliar. Esse problema de saúde pode ser causado por alimentação gordurosa, excesso de peso, índice elevado de colesterol e, até mesmo, herança genética.

Normalmente os sintomas de colelitíase consistem em dor abdominal que pode irradiar para as costas, além de náuseas e vômitos. O tratamento indicado é a cirurgia para a remoção da vesícula. Alterações na dieta podem aliviar os sintomas, entretanto, se a vesícula não for retirada, a colelitíase pode evoluir para um quadro inflamatório ou infeccioso.

Colecistite: doença muito frequente

A colecistite também é muito comum. Trata-se de uma inflamação que acomete a vesícula biliar e, geralmente, vem associada à colelitíase. Quem tem pedras na vesícula tem maiores chances de sofrer com a vesícula inflamada.

Entre as principais manifestações físicas da colecistite estão as cólicas, enjôo, vômito e grande sensibilidade ao toque na região abdominal. Para amenizar as crises repentinas de uma colecistite aguda, possivelmente o médico receitará medicação antibiótica, anti-inflamatória e analgésica. Se a colecistite for crônica, o caso é mais grave e requer intervenção cirúrgica de emergência.

Vesícula hidrópica: dilatação anormal da vesícula biliar

A vesícula hidrópica é o aumento da vesícula biliar, causado por obstrução da saída da bile. Essa alteração é provocada por pedra impactada no colo da vesícula biliar ou no duto cístico.

Os sintomas de vesícula hidrópica incluem o aumento do órgão em função do acúmulo de líquido em seu interior, além de dor abdominal no quadrante superior direito, náuseas, vômitos e desconforto epigástrico.

Colangite esclerosante: menos conhecida e mais grave

A colangite esclerosante é uma doença menos conhecida e potencialmente mais grave na vesícula biliar. Ela corresponde ao estreitamento dos dutos biliares em decorrência da inflamação e cicatrização da área. O tecido que se forma depois da cicatrização impossibilita a passagem de substâncias que colaboram na absorção da gordura.

Entre outras complicações, a colangite esclerosante pode gerar insuficiência hepática, câncer e cirrose. O tratamento varia de acordo com os sintomas, sendo que, nas situações de maior gravidade, pode ser necessário realizar o transplante de fígado.

Quer saber mais sobre doenças na vesícula biliar? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter sobre o assunto e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo no Rio de Janeiro!

Posted by Dr. Douglas Bastos

2 comments

Entao final do ano passado gripei ai com a fiquei com baixa imunidade comecei sentir muita dor no lado direito abaixo da custela que irradiava pras costas do lado direito fiquei dois dias sentindo muita dor com alguns poucos intervalos fui ao medico me passou um exame de sangue que foi feito depois de feito a medica cao e nao tinha grandes alterações no exame agora voltei sentir alguns enjoo as vezes sentindo alguma dor depois que como e calafrios sera q estou com pedra na vesicula e sera que tem chance de voltar a dor terrivel.?

Dr. Douglas Bastos

Oi, Blenda.
É importante uma avaliação com um especialista, seja um cirurgião do aparelho digestivo ou um gastroenterologista. O que você descreveu pode estar relacionado à pedra na vesícula, mas também a outros diagnósticos do sistema digestivo. Até lá procure manter uma alimentação leve e ingerir muito líquido. Fique à vontade para pesquisar no meu blog outros conteúdos do seu interesse.