hérnia umbilical

2 formas de tratar a hérnia umbilical

A hérnia umbilical é um problema de saúde caracterizado principalmente como uma protuberância anormal que surge na área do umbigo. É muito comum que a hérnia umbilical ocorra, principalmente em bebês, surgindo exatamente na parte em que está localizada a cicatriz umbilical. Isso geralmente acontece quando uma alça intestinal, ou um conteúdo de gordura, faz a travessia do tecido muscular da criança. Bebês prematuros ou os que nascem com peso mais baixo são mais propensos a desenvolverem esse tipo de problema.

A hérnia umbilical é mais comum do que podemos imaginar. Na maioria dos casos, a hérnia aparece quando os músculos da linha média da região abdominal não se unem de maneira completa. No caso de pessoas adultas, as causas são mais variadas. A principal delas é o excesso de pressão na região do abdômen. Além disso, o excesso de peso, a presença de líquidos na cavidade abdominal, gestações seguidas e complicações de cirurgias abdominais anteriores também podem causar a hérnia umbilical.

Tanto em adultos, quanto em crianças, o principal sintoma da hérnia umbilical é a ocorrência de uma protuberância na região do umbigo. Geralmente não causa nenhum tipo de dor, sendo considerada assintomático. As hérnias podem ter tamanhos variados, porém, dificilmente ultrapassam os 3 centímetros de diâmetro.

Tratando a hérnia umbilical

Mesmo que, na maioria das vezes, a hérnia umbilical não demonstre sintomas, em casos mais graves é possível que ela traga alguns problemas. Nos bebês, pode causar vômito e muita dor. Em adultos, muito inchaço e torna-se dolorida. Quando esses sintomas são identificados, deve-se procurar ajuda médica imediata. Dessa forma, todos os exames necessários serão realizados e o profissional poderá fazer um diagnóstico rápido.

Existem duas formas principais de tratamento para a hérnia umbilical. A primeira delas é feita por meio de dispositivos de apoio. Esses dispositivos são aplicados na hérnia e visam empurrar o tecido saliente novamente para dentro do abdômen, diminuindo o desconforto causado pela protuberância e aliviando os sintomas. A segunda forma de tratamento é o procedimento cirúrgico. Na maioria dos casos, a hérnia umbilical é tratada por meio de uma cirurgia. Ela é recomendada tanto para a hérnia umbilical que aparece em adultos quanto em crianças. Visa, principalmente, acabar com as dores e evitar complicações que poderiam ser causadas pela protuberância na região do umbigo.

Quer saber mais? Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo no Rio de Janeiro!

Posted by Dr. Douglas Bastos