Síndrome do intestino irritável: o que é e como tratar

Quem nunca sentiu aquele desconforto por causa de uma dor de barriga? Alguns problemas intestinais podem realmente fazer com que passemos por situações inusitadas. Essa sensação pode ser algo que vai além de uma diarreia ou gases. Se as dores forem agudas e prolongadas e o sintoma perdurar por um período longo, é possível que você sofra de Síndrome do Intestino Irritável.

Também conhecida pela abreviação SII ou ainda Síndrome do Cólon Irritável e Doença Intestinal Funcional, essa patologia é mais presente em mulheres e pessoas com menos de 50 anos. Ela ataca as paredes do intestino e pode aparecer de duas formas.

Causas da Síndrome do Intestino Irritável

O intestino é um tubo com diversas camadas de tecido. Essas camadas atuam nas diversas funções do intestino, entre elas a absorção de nutrientes e movimentação do alimento, desde a boca até o reto. O SII é um distúrbio que afeta justamente a movimentação intestinal, podendo realizar contrações mais fracas ou mais fortes.

A medicina atual ainda não consegue apontar uma causa específica para esse mal. Sabe-se que, entre diversas causas, a SII pode estar associada a infecções intestinais e problemas psicológicos.

Também não há nada que relacione alimentos a essa enfermidade. Entretanto, é comum que os sintomas apareçam depois de serem ingeridas algumas especiarias, gorduras, frutas, bebidas com gás, chocolates, leites e alguns legumes. É incerto a presença de intolerância ou alergia junto à síndrome.

Sintomas

A síndrome do intestino irritável pode se manifestar de duas maneiras diferentes: ora o músculo trabalha com contrações mais fortes, ora mais fracas. No primeiro caso, é comum que a dor seja mais constante e dure mais tempo.

A pessoa pode apresentar gases, flatulência e diarreia. Quando ela apresenta movimentações menos ríspidas, a passagem do alimento é retardada. Dessa forma, podem formar fezes endurecidas que geram mais dores ao evacuar. 

Outros sintomas podem aparecer como a dor no abdômen e evacuação imediata após a alimentação. Além desses, a presença de muco nas fezes e a constipação (alternado com a diarreia) também podem estar presentes.

Diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável

A principal forma de diagnóstico é através da historia detalhada, exame físico e sintomas relatados. Dessa forma, a descrição do paciente é fundamental na identificação dos sintomas da síndrome do intestino irritável. Sendo assim, não é obrigatória a realização de exames mas, em alguns cenários, podem ser necessários exames para excluir outras doenças. Em pessoas com mais de 50 anos, é recomendado realizar rastreio de outras doenças através da colonoscopia. 

Tratamento

Como ainda não é possível indicar o que de fato causa a doença, o tratamento focará em métodos que aliviem os sintomas. O médico pode recomendar dietas focadas em fibras e evitar comidas gordurosas ou em conserva. 

Por último, podem ser também receitados remédios como antidepressivos (em doses menores), relaxantes musculares e anti-diarreicos. É provável que o paciente com Síndrome do Intestino irritável precise de uma mudança radical em sua dieta e acompanhamento especializado periódico. 

Quer saber mais? Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como especialista em cirurgia digestiva no Rio de Janeiro!

Posted by Dr. Douglas Bastos