O refluxo gástrico ocorre quando parte dos ácidos produzidos pelo estômago volta para o esôfago. O resultado disso é uma irritação na região da garganta e em todo o esôfago, muitas vezes descrita como uma queimação.
Quando esse refluxo ocorre, os tecidos do esôfago ficam constantemente irritados, situação que, se não tratada, pode causar problemas mais graves, como o câncer nessa região.
Conheça agora os principais sintomas do refluxo gástrico. Caso observe a presença de mais de um desses sintomas de forma constante, procure um gastroenterologista ou cirurgião do aparelho digestivo.
7 sintomas do refluxo gástrico
1 – Azia constante
Ter azia de vez em quando é normal. Afinal, o culpado pode ser algum alimento que você comeu.
Agora, se você tem azia constantemente, mais de 2 vezes por semana, é preciso ficar atento, pois é um dos sinais do quadro descrito neste artigo.
2 – Dor no peito
Dores fortes do peito, lembrando muitas vezes a sensação de um princípio de infarto, também estão ligadas ao refluxo.
Se essas dores aparecem sempre depois que você se alimenta, já há motivos de sobra para marcar uma consulta médica.
3 – Dificuldade para engolir
Dificuldade para engolir alimentos e sensação de que há algo preso na garganta fazem parte dos sintomas do problema em questão.
Assim como no caso da azia, deve aparecer com frequência.
4 – Gosto ruim, geralmente amargo, na boca
Esse refluxo causa também mudanças no hálito e na sensação que temos na boca. Quem sofre com o problema costuma acordar com um gosto amargo na boca.
Vale comentar que, caso você tenha o hábito de dormir com a boca aberta, pode apresentar esse sintoma também. Então, é preciso que ele apareça em conjunto com outros fatores.
5 – Tosse e rouquidão sem motivo
O ácido do estômago nem sempre atinge apenas o esôfago. Há casos em que consegue até mesmo chegar às cordas vocais, causando irritação.
Os sintomas nesse caso, tosse e rouquidão, lembram muito os de gripe ou alergia. Ainda assim, aparecem sem nenhum motivo. Ou seja, não há sinais de rinite atacada ou de gripes e resfriados. O gosto amargo na boca costuma aparecer em conjunto com esse sintoma.
6 – Aftas na boca
As aftas aparecem quando a boca passa a ter um teor mais ácido. Tanto que, se você comer muitos alimentos ácidos seguidamente, é normal ter que lidar com o problema.
Agora, se as aftas aparecem sem um motivo específico, ou seja, sem mudanças na alimentação, e você percebe que, mesmo cortando os alimentos mais ácidos, continua a ter que lidar com elas, pode ser um sinal do refluxo gástrico, já que a volta dos ácidos pelo esôfago pode estar chegando à boca e deixando o ambiente com o ph alterado.
7 – Náuseas após as refeições
O enjoo aparece como sintoma de quem sofre com o quadro aqui descrito. Inclusive, é comum após as refeições.
Se não há outra explicação para a situação – como uma gravidez, por exemplo – e as náuseas são frequentes e sempre após se alimentar, isso pode indicar a existência do refluxo gástrico.
Quer saber mais? Acompanhe meu Instagram e meu Facebook para se informar sobre esse e outros temas e fique à vontade para ler outros artigos no meu blog e conhecer mais do meu trabalho como especialista em cirurgia digestiva no Rio de Janeiro!