O pâncreas é um órgão indispensável para o organismo, fazendo parte tanto do sistema digestivo quanto do endócrino. É responsável por secretar suco pancreático, que contém enzimas digestivas, e também por produzir muitos hormônios importantes para o corpo, como insulina e glucagon. Ele está localizado atrás do estômago e tem cerca de 15 cm.
O mau funcionamento dessa glândula acarreta em diversos sintomas, que podem indicar doenças graves. Os principais sinais e sintomas estão listados abaixo:
1. Dores abdominais
Podem ser difusas em todo o abdômen, porém é mais comum que a dor seja na parte superior do abdômen, como um “cinturão apertando” e com irradiação para a parte de trás do tronco.
2. Náuseas, vômitos e mal-estar
Por estar ligado às funções digestivas, são comuns náusea, vômito e mal-estar. Como o sistema digestivo está alterado, os alimentos não são bem digeridos.
3. Barriga inchada
Os problemas provocam a sensação de má digestão após as refeições e a sensação constante de que a barriga está inchada.
4. Febre
As enzimas que atacam o pâncreas causam uma inflamação e, consequentemente, como todo processo inflamatório, é habitual que ocorram episódios de aumento da temperatura corporal.
5. Dor de cabeça
A dor de cabeça se deve ao fato de que o sistema imunológico está sendo atacado e os efeitos dessa debilidade são sentidos de imediato.
6. Perda de peso
Quando os alimentos são mal sintetizados, não são obtidos os nutrientes adequados para o órgão. Isso significa que ou ele está obstruído por cálculos biliares ou está sendo destruído por suas próprias enzimas. Por isso, é normal que as pessoas que têm uma enfermidade associada a ele comecem a perder peso, mesmo sem ter feito alterações na alimentação.
7. Icterícia
Comum em doenças no fígado, a icterícia se apresenta nos casos mais graves de problemas pancreáticos, com uma coloração amarelada nos olhos e pele.
Principais doenças relacionadas
Os sintomas acima estão ligados às principais doenças pancreáticas, como por exemplo, pancreatite aguda ou crônica, câncer, insuficiência pancreática, diabetes, presença de cálculos e ou cistos. Entretanto, cada uma apresenta um ou mais sintomas específicos, de acordo com a especificidade e gravidade.
Quando não ligados à doenças autoimunes, a causa desses problemas é muitas vezes decorrente de uma má alimentação, ingestão exagerada de gorduras e álcool – que pode danificar esse órgão de modo irreversível.
Como evitar problemas no pâncreas
Manter hábitos saudáveis, como evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo, praticar atividades físicas de forma regular e ter uma alimentação saudável e equilibrada, podem ser essenciais para evitar enfermidades no órgão.
Caso seja percebido qualquer alteração no corpo ou qualquer sintoma ou sinal que possa representar problema no pâncreas, é importante procurar um médico para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo no Rio de Janeiro!