pâncreas

7 sinais de problemas no pâncreas

O pâncreas é um órgão indispensável para o organismo, fazendo parte tanto do sistema digestivo quanto do endócrino. É responsável por secretar suco pancreático, que contém enzimas digestivas, e também por produzir muitos hormônios importantes para o corpo, como insulina e glucagon. Ele está localizado atrás do estômago e tem cerca de 15 cm.

O mau funcionamento dessa glândula acarreta em diversos sintomas, que podem indicar doenças graves. Os principais sinais e sintomas estão listados abaixo:

1. Dores abdominais

Podem ser difusas em todo o abdômen, porém é mais comum que a dor seja na parte superior do abdômen, como um “cinturão apertando” e com irradiação para a parte de trás do tronco.

2. Náuseas, vômitos e mal-estar

Por estar ligado às funções digestivas, são comuns náusea, vômito e mal-estar. Como o sistema digestivo está alterado, os alimentos não são bem digeridos.

3. Barriga inchada

Os problemas provocam a sensação de má digestão após as refeições e a sensação constante de que a barriga está inchada.

4. Febre

As enzimas que atacam o pâncreas causam uma inflamação e, consequentemente, como todo processo inflamatório, é habitual que ocorram episódios de aumento da temperatura corporal.

5. Dor de cabeça

A dor de cabeça se deve ao fato de que o sistema imunológico está sendo atacado e os efeitos dessa debilidade são sentidos de imediato.

6. Perda de peso

Quando os alimentos são mal sintetizados, não são obtidos os nutrientes adequados para o órgão. Isso significa que ou ele está obstruído por cálculos biliares ou está sendo destruído por suas próprias enzimas. Por isso, é normal que as pessoas que têm uma enfermidade associada a ele comecem a perder peso, mesmo sem ter feito alterações na alimentação.

7. Icterícia

Comum em doenças no fígado, a icterícia se apresenta nos casos mais graves de problemas pancreáticos, com uma coloração amarelada nos olhos e pele.

Principais doenças relacionadas

Os sintomas acima estão ligados às principais doenças pancreáticas, como por exemplo, pancreatite aguda ou crônica, câncer, insuficiência pancreática, diabetes, presença de cálculos e ou cistos. Entretanto, cada uma apresenta um ou mais sintomas específicos, de acordo com a especificidade e gravidade.

Quando não ligados à doenças autoimunes, a causa desses problemas é muitas vezes decorrente de uma má alimentação, ingestão exagerada de gorduras e álcool – que pode danificar esse órgão de modo irreversível.

Como evitar problemas no pâncreas

Manter hábitos saudáveis, como evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo, praticar atividades físicas de forma regular e ter uma alimentação saudável e equilibrada, podem ser essenciais para evitar enfermidades no órgão.

Caso seja percebido qualquer alteração no corpo ou qualquer sintoma ou sinal que possa representar problema no pâncreas, é importante procurar um médico para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo no Rio de Janeiro!