carcinoma hepatocelular

5 maneiras de prevenir o carcinoma hepatocelular

O HCC, ou carcinoma hepatocelular, é um tipo de câncer no fígado. Essa neoplasia é a sexta mais frequente no mundo e a terceira em taxa de mortalidade.

No Brasil, a incidência desse câncer tem aumentado, especialmente por conta da crescente obesidade entre os brasileiros, além da alta ocorrência de diabetes e de esteatose hepática no país.

Entre os fatores de risco associados ao carcinoma hepatocelular, estão as infecções pelo vírus da hepatite B, hepatite C, bebidas alcoólicas e a má alimentação.

Potencialmente fatal, esse câncer pode gerar certos sintomas, como dores abdominais, perda de peso e massa palpável na parte superior direita do abdômen.

Algumas estratégias podem ser úteis na prevenção do HCC. Veja, a seguir, quais são as principais maneiras de evitar o desenvolvimento dessa neoplasia.

Prevenção do carcinoma hepatocelular

1# Cuide da sua alimentação

Alimente-se de forma balanceada. Estudos revelam que a alimentação saudável tem papel determinante na prevenção do carcinoma hepatocelular. O consumo regular de peixes reduz em 36% o risco de HCC, enquanto a ingestão moderada de café está relacionada, também, à diminuição do risco. Os antioxidantes presentes no café ajudam na ação de enzimas que  desintoxicam o fígado.

Incluir hortaliças, como o brócolis, é uma ótima ideia. Esse alimento é rico em sulforafano, composto que altera as vias de sinalização celular e ativa o sistema de defesa antioxidante. Isso reduz o estresse oxidativo no organismo. Outro vegetal que também previne a oxidação das células é a uva.

2# Abstenha-se de bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas eleva significativamente a possibilidade de desenvolver o carcinoma hepatocelular, especialmente em indivíduos que têm um quadro instalado de cirrose hepática. Daí a necessidade de reduzir ou se abster da ingestão alcoólica para prevenir o HCC.

3# Proteja-se da hepatite

A hepatite B e C são fatores de risco para essa doença. Sendo assim, vale a pena evitar essas condições hepáticas, pois, consequentemente, você estará  prevenindo o carcinoma hepatocelular. A maneira mais efetiva de prevenir a hepatite B é a vacinação, além de praticar sexo seguro, evitar o compartilhamento de escovas de dente, alicates, lâminas de barbear, seringas, dentre outros itens íntimos. Esses cuidados preventivos, exceto a vacinação, também são válidos para se proteger da hepatite C.

4# Tome cuidado com a balança

Pessoas com sobrepeso ou obesidade são mais propensas ao desenvolvimento de carcinoma hepatocelular. O excesso de peso, assim como o acúmulo de gordura no fígado, tem íntima relação com boa parte dos casos de HCC. Diante disso, é preciso adotar medidas para a manutenção do peso saudável. A prática habitual de exercícios físicos é uma delas.

5# Visite o médico regularmente

Em caráter preventivo, é recomendável se consultar com médicos periodicamente, principalmente se houver um ou mais fatores de risco. A ida ao médico permite a detecção precoce do carcinoma hepatocelular, caso ele venha a ocorrer, aumentando as chances de sucesso no tratamento.


Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
cirurgião do aparelho digestivo no Rio de Janeiro!

Posted by Dr. Douglas Bastos