Você já ouviu falar em paniculite mesentérica? Trata-se de uma enfermidade relativamente rara, caracterizada pela inflamação do mesentério, um órgão que corresponde a uma dobra dupla no peritônio, o revestimento interno abdominal. As principais funções desse órgão consistem em unir a parede do abdômen e o intestino, além de possibilitar a irrigação sanguínea das vísceras.
Por muito tempo, o mesentério foi considerado simplesmente como uma membrana fragmentada que atuava na ligação do aparelho digestivo, entretanto, há alguns anos, após a conclusão de muitas pesquisas, ele foi elevado ao patamar de órgão.
Como qualquer outra parte do corpo humano, o mesentério está sujeito ao adoecimento, e a paniculite mesentérica é prova disso. Esse problema de saúde afeta especificamente o tecido adiposo do mesentério, ocasionando uma inflamação crônica não específica que, em caso de agravamento, pode gerar necrose, fibrose e retração.
Continue a leitura e entenda melhor essa doença.
Quais são os sintomas da paniculite mesentérica?
A paniculite mesentérica foi descrita em 1924 pela primeira vez e, na época, recebia o nome de mesenterite retrátil. Apenas em 1960, a inflamação do mesentério passou a ser chamada de paniculite mesentérica.
Trata-se de uma condição inflamatória e fibrótica, que pode desencadear diferentes manifestações físicas. De modo geral, a incidência é maior em homens, a partir dos 50 anos de idade. Os principais sintomas do quadro são dores abdominais, náuseas, diarreia e vômito.
Como diagnosticar e tratar o problema?
O primeiro passo para tratar adequadamente a paniculite mesentérica é obter o diagnóstico correto. Para confirmar a existência da doença, é preciso considerar o conjunto de sintomas. Além disso, é útil no processo diagnóstico a realização de exames como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética do abdômen. Esses métodos são úteis tanto para identificar a inflamação no mesentério quanto para avaliar a extensão da doença, orientando o tratamento.
A abordagem terapêutica deve ser individualizada. Isso se deve ao fato de que é preciso levar em conta o grau de comprometimento da doença, a frequência e a intensidade dos sintomas, bem como o estado geral de saúde do paciente. Em geral o tratamento é sintomático com analgésicos e anti-inflamatórios.
Quer saber mais? Acompanhe meu Instagram e meu Facebook para se informar sobre esse e outros temas e fique à vontade para ler outros artigos no meu blog e conhecer mais do meu trabalho como especialista em cirurgia digestiva no Rio de Janeiro!
Boa tarde dr. Sou português e estou doente há cerca de dois anos. Ninguém descobre o que tenho. Ultimamente tenho a língua com uma capa branca muito espessa. Tinha fezes flutuantes que melhoram com a toma de ciprofloxacina. Tinha uma ligeira paniculite mesentérica que nunca foi tratado. Tenho dor abdominal esquerda. Será que isto tudo estará ligado? Obrigado
Olá, Jaime.
Entendemos as dificuldades relacionadas a um diagnóstico muito conclusivo. No entanto, não conseguimos opinar sobre diagnóstico através deste canal. Sugiro que sua prima procure um bom gastroenterologista que poderá avaliar seu histórico e associá-lo ao exame físico e aos resultados dos exames. Fique à vontade para pesquisar no meu blog outros conteúdos do seu interesse.
Olá Dr. Douglas,
Ano passado após diversas crises com muitas dores, que foram piorando, fui diagnosticada com paniculite mesentérica. Passei por internações e como não melhorava com medicamentos, fiz a videolaparoscopia para averiguar e após um tratamento com muitos medicamentos, melhorei. Na época tive a impressão de que os médicos não sabiam muito como lidar com a doença. Infelizmente, tenho sentido dores novamente, como no início das crises no ano passado, quando ainda não eram insuportáveis, com náuseas, diarréia e estufamento do abdômen. Os sintomas são intermitentes. É possível que a paniculite tenha retornado ou na verdade não foi curada? Há cura para paniculite mesentérica? Infelizmente há pouca informação disponível sobre essa doença e não encontrei depoimentos de pessoas que tiveram ou têm. Cheguei a ver que é autoimune e progressiva, é verdade?
Grata,
Danielle
Olá, Danielle. Como você tem diversas dúvidas e retorno dos sintomas, o melhor caminho é ser avaliada em uma consulta, de preferência pela própria equipe que te acompanhou previamente, pois já conhecem seu caso. É possível que você esteja desenvolvendo um novo quadro de paniculite, caso seja mesmo esse diagnóstico, que muitas vezes tem caráter recorrente. Sugiro, além de um cirurgião, o acompanhamento por um gastroenterologista clínico em conjunto.
Resultados de ressonância algumas alças de intestino delgado apresenta íntimo contato com a região anexial e peritônio parietal pélvico a direita sugerindo paniculite
Olá, Elisete.
É importante seguir o acompanhamento com o médico que solicitou seu exame. Ele poderá te orientar e encaminhar para um especialista, se for o caso.
Boa tarde Dr. Douglas, sinto muita dor do lado direito do meu abdômen a pelo menos uns dez anos e ninguém descobre o que é, essa dor melhora sempre ao evacuar o que ajuda também a esvaziar minha bexiga que me causa muita ardência na urina. Pode ser paniculite?
Olá, Romário.
Esses sintomas não estão relacionados à paniculite. Fique à vontade para se informar sobre esse e outros temas no meu Instagram e na minha página no Facebook.
Dr quem é diagnosticado com Paniculite Mesentérica pode fazer esforço físico?
Olá, Camila. Pode sim; não há risco de agravamento do problema com atividade física. A única restrição é a dor abdominal, caso ainda não tenha melhorado desde o diagnóstico.
Acompanhe meu Instagram e meu Facebook para se informar sobre esse e outros temas.
Dr.fui diagnosticado a pouco tempo que tenho a paniculite mesenterica , tenho 2 perguntas .
Quais os sintomas que mostram que ela está leve ou grave ?
Meu intestino tem ficado preso . Posso tomar algum tipo de laxantes ?
Obrigado.
Olá. Os sintomas mais graves são febre e dores que não melhoram com medicação. Se os sintomas persistirem, sugiro contatar o médico que está te acompanhando. Em relação ao intestino preso, experimente alimentos de mais fácil digestão e uso de azeite nas refeições. A prescrição de qualquer medicação só deve ser feita pelo médico.
Fique à vontade para se informar sobre esse e outros conteúdos no meu Instagram e na minha página no Facebook.
Fui diagnosticada .com paniculite ..NO entanto ME disseram que não erá nada pra sê preocupar..não dedicaram OU ME encaminharam à UM gastro. A descoberta foi nA emergência onde tive vários problemas após uma cirurgia dê ombro…Devido MEU estado ME fizeram exames geral. A paniculite aistecei.e como descrevi falaram ñ SER nada a sê preocupar. Bem não tenho dores. Sempre tive ô problema dê abdômen crescido..FICA MUITO estufado parece que estou dê 9 meses..só ME falavam EM ser gases. Acredito paniculite messenterica posso causar.
Olá. Obrigado por visitar meu blog e deixar seu depoimento. Sugiro acompanhamento por um gastro para avaliar o abdômen crescido que relatou.
Fique à vontade para se informar sobre esse e outros conteúdos no meu Instagram e na minha página no Facebook.