pâncreas

Você sabe quais são as funções do pâncreas no organismo?

No sistema digestivo, temos pequenos órgãos que exercem tarefas fundamentais para a manutenção da saúde do organismo. Um deles é o pâncreas. Quando há algum distúrbio no funcionamento desse órgão, nosso corpo enfrenta muitas dificuldades, principalmente no que se refere à digestão dos alimentos.

Apesar de muitos já terem ouvido falar sobre ele, a grande maioria não sabe onde está localizado ou sobre quais são as funções do órgão. Para acabar com a desinformação, preparei esse texto com tudo o que você precisa saber sobre a importância do pâncreas para o nosso corpo.

O que é e onde fica o pâncreas?

O pâncreas é uma glândula que faz parte dos sistemas digestivo e endócrino. Ele possui cerca de 15 cm de comprimento e está localizado atrás do estômago, entre o intestino e o baço. Este órgão é um produtor de enzimas, proteínas que aumentam a velocidade das transformações químicas que ocorrem dentro do nosso organismo.

Geralmente, ele é dividido em cabeça, corpo e cauda, sendo a cabeça a parte mais volumosa. Além disso, é composto por dois tipos de células: os ácinos pancreáticos e as ilhotas de Langerhans.

Os ácinos pancreáticos são responsáveis por produzir o suco pancreático e, por esta razão, possuem um canal para excretar essa substância. As ilhotas de Langerhans têm por finalidade secretar os hormônios insulina e glucagon. Esses hormônios são liberados diretamente na corrente sanguínea.

O principal ducto é o de Wirsung, também conhecido como ducto pancreático, que percorre todo o órgão e termina no duodeno. Existem também o ducto biliar comum e o ducto acessório de Santorini.

Para que ele serve?

Como este órgão faz parte dos sistemas digestivo e endócrino, ele também exerce duas funções em nosso corpo: a função endócrina e exócrina. Cada função atua de forma completamente diferente. Vamos a elas:

Função endócrina

A função endócrina é de suma importância para o corpo humano. Ela representa a produção dos hormônios insulina e glucagon. As células beta fabricam a insulina, que serve para metabolizar a glicose (açúcar no sangue) e, consequentemente, produzir energia. Além disso, facilitam a absorção do açúcar pelas células do corpo.

Já o glucagon, fabricado pelas células alfa, é um hormônio produzido para exercer uma função oposta à insulina. Ele atua no aumento do nível da glicose. Quando pessoas saudáveis permanecem sem praticar exercícios ou se alimentar por muito tempo, a taxa de açúcar cai, podendo causar hipoglicemia. Para evitar isso, o glucagon entra em ação e regula essa taxa.

Função exócrina

A função exócrina é a responsável pela produção dos sucos digestivos e das enzimas. Essas substâncias auxiliam na redução do tamanho das proteínas, açúcares e gorduras que são direcionadas para o intestino.

Com esse processo, ocorre a melhora do processo digestivo dos alimentos e do metabolismo dos nutrientes. Essa função exócrina é composta pelas células centroacinar, que produz o bicarbonato, e pelas células basófilas, que fabricam as enzimas digestivas. 

A partir dessas informações conseguimos perceber a grande importância do pâncreas para o bom funcionamento do organismo. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo no Rio de Janeiro!

Posted by Dr. Douglas Bastos