Você já deve ter ouvido falar que olhos amarelados são fortes indícios de doenças no fígado. Será que, de fato, quando a esclera do olho fica amarela, sinaliza problema hepático? Até que ponto essa informação é verdadeira? Continue lendo o texto e tire suas dúvidas.
Por que os olhos ficam amarelados?
Geralmente, os olhos ficam amarelados quando há acúmulo anormal de bilirrubina no sangue. A bilirrubina é uma substância produzida pelo fígado e, quando seus níveis estão alterados, realmente podem indicar problemas no órgão.
Qual é a relação entre o amarelamento e doenças hepáticas?
O amarelamento dos olhos, pele e membranas mucosas é denominado icterícia. Ao contrário do que muitos pensam, a icterícia não é uma doença por si só, mas um sinal visível de doenças subjacentes. Isso responde o questionamento do título. Olhos amarelados podem ser indicativos de problemas no fígado.
O que fazer em caso de olhos amarelados?
O fígado é um órgão que realiza suas funções silenciosamente. As doenças hepáticas, em muitos casos, permanecem assintomáticas por bastante tempo. Por essa razão, geralmente, são descobertas acidentalmente, em exames de rotina ou quando começam a dar sinais já em estágio avançado.
Um dos sintomas que deve ligar o sinal de alerta é justamente a icterícia. Percebendo-se amarelamento dos olhos, pele e mucosas, consulte um médico imediatamente. Além de fazer a avaliação clínica das condições de saúde, o profissional deverá solicitar ultrassom ou tomografia, análises de sangue e outros testes, a fim de diagnosticar o problema.
Além da icterícia, quais sintomas podem indicar doença hepática?
Além da mudança de tonalidade da esclera ocular e da pele, coceira e urina escurecida são sinais que reforçam as suspeitas de doença hepática. Fique atento às manifestações do corpo.
Quais doenças costumam causar amarelamento?
Entre as doenças que causam amarelamento dos olhos estão a anemia falciforme, esferocitose hereditária, hemoglobinúria paroxística noturna, síndrome de Crigler-Najjar, hepatite viral, hepatite alcoólica, cirrose hepática, esteatose hepática aguda da gravidez, cirrose biliar, hepatite tóxico-medicamentosa, etc.
O amarelamento pode estar relacionado a outros problemas de saúde?
Embora esteja comumente relacionada a doenças hepáticas, a icterícia também pode estar associada a câncer no pâncreas, talassemia, malária, leptospirose, efeito de medicamentos e drogas ilícitas, obstrução do canal biliar, entre outras condições que não estão diretamente ligadas ao fígado.
Quais são os outros sintomas de doenças hepáticas?
Além da pele e olhos amarelados, as doenças hepáticas podem gerar sintomas variados, como inchaço, dor abdominal, edema nas pernas e tornozelos, coceira cutânea, urina escura, fezes claras, náusea ou vômito, fadiga crônica, etc.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo no Rio de Janeiro!