Os tumores benignos encontrados no fígado, apesar de não representarem uma condição grave (como um câncer), devem ser acompanhados de modo a evitar complicações. Neste artigo, trouxemos tudo sobre uma de suas mais comuns manifestações, a hiperplasia nodular focal.
O que é hiperplasia nodular focal?
A hiperplasia nodular focal, conhecida popularmente apenas pela sigla HNF, consiste em um tumor hepático benigno.
Ele representa o segundo caso mais comum de tumor benigno do fígado, ficando atrás apenas dos hemangiomas. Depois deste, a HNF aparece, em média, 65 a 85% dos tumores benignos que afetam o fígado.
Em grande parte dos casos de sua manifestação, a hiperplasia nodular focal não exige tratamento. Vale ainda destacar que ela costuma ser diagnosticada em exames rotineiros e não consiste em uma lesão que posteriormente pode se transformar em um cancro (câncer) maligno.
Qual é a causa para o surgimento da hiperplasia nodular focal?
A HNF não possui causas bem esclarecidas na comunidade médica, porém, há o consenso entre profissionais e cientistas de que ela suja a partir de más formações vasculares, que aumentam o fluxo local de circulação sanguínea. Com o fluxo sanguíneo aumentado, as hiperplasias, células presentes no fígado, se multiplicam e geram o tumor.
Não há evidências sobre o tipo de estímulo que pode levar o indivíduo a desenvolver hiperplasia nodular focal, apesar de ela ser mais comum no público feminino do que no masculino. Estima-se que 8 a 9 mulheres desenvolvem o tumor benigno para cada 1 homem.
Sendo assim, considerando apenas aqueles que a desenvolvem, ela está 90% mais propícia para mulheres do que para homens.
Além disso, as mulheres com idade entre 20 a 50 anos (coincidentemente, no período fértil) também são as mais afetadas pela condição, apesar de não haver qualquer tipo de conclusão ou evidência sobre a relação entre o tumor e o consumo de anticoncepcionais ou ações naturais dos hormônios.
Sendo assim, ser mulher e estar na idade fértil podem ser considerados fatores de risco para o desenvolvimento da condição.
Quais são os sintomas da condição?
Na grande maioria das vezes o tumor HNF é descoberto ao acaso, especialmente em meio a baterias de exames de rotina. Isso se dá uma vez que a condição quase nunca apresenta sintomas.
Raramente, dores podem surgir na região do fígado quando hemorragias ou rupturas ocorrem no interior do cisco. Tumoração no órgão também pode ser notada.
A lesão, por sua vez, dificilmente ultrapassa 5 centímetros de tamanho. Ela costuma ser caracterizada por uma cicatriz fibrosa que fica centralizada na lesão, além de vasos de artérias grandes e espessos que se estendem de modo radial do centro aos cantos, sendo estes acompanhados por ductos biliares.
Quando localizada no lobo esquerdo do fígado e com tamanho grande, pode causar compressão sobre o estômago e dificuldades na alimentação e sensação de plenitude. Entretanto, essa também é uma condição rara.
O diagnóstico é realizado por meio de exames de imagens, sobretudo a tomografias computadorizadas. Também é possível identificá-la (com 98% de garantia) em ressonâncias magnéticas do fígado.
Agora você já sabe o que é hiperplasia nodular focal. Quer saber mais? Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo no Rio de Janeiro.