Um nódulo na região da virilha pode ser um sinal de hérnia inguinal. O problema causa um abaulamento na região e pode ficar anos sem incomodar, até que surjam os sintomas, demonstrando que o problema aumentou de tamanho.
A hérnia inguinal é mais comum em pessoas acima dos 60 anos, mas não se restringe a elas, podendo afetar de bebês a adultos. Ela acontece quando o tecido que envolve o abdômen fica enfraquecido e forma pequenos buracos que permitem que partes do intestino saiam por eles, formando a hérnia.
Causas e tratamentos da hérnia inguinal
A hérnia inguinal pode surgir devido a uma série de causas, dentre elas a obesidade, o excesso de exercícios físicos, o hábito de carregar muito peso, o esforço na evacuação ou ainda o esforço de mulheres submetidas ao parto natural. Todos esses fatores podem danificar a musculatura do abdômen e fragilizar o tecido e pode ser muito mais recorrente a homens que possuem um canal inguinal mais frágil.
As hérnias inguinais podem se formar no anel herniário masculino e alojar a passagem da alça intestinal, sendo caracterizada como indireta ou se formar na parede abdominal o que caracteriza a hérnia direta.
O tratamento indicado para solucionar o problema é a realização de uma cirurgia para repor o dano no tecido. Antes, podem ser ministrados alguns medicamentos para evitar a dor ou incômodo, mas somente a cirurgia é capaz de apresentar uma solução definitiva.
Dicas para prevenir-se da hérnia inguinal
Não existe uma prevenção direta para evitar o surgimento de uma hérnia inguinal, mas há cuidados que podem diminuir os riscos. Selecionamos quatro dicas para manter os cuidados com a saúde em dia e reduzir a possibilidade de obter uma hérnia.
1 – Alimentação equilibrada
A alimentação é a grande responsável pela saúde do corpo humano e principal fonte de energia para sua manutenção. Uma alimentação equilibrada, capaz de suprir as necessidades nutricionais diárias, pode auxiliar para que problemas como a hérnia não tenham chances de surgir.
A ingestão de fibras ajuda muito a manter o intestino ativo, sem que haja prisões de ventre e outras dificuldades em evacuar. O esforço contínuo de defecar pode acelerar o surgimento de uma hérnia inguinal.
2 – Buscar o peso ideal
Para além da estética, a pessoa que está buscando o peso ideal também está, automaticamente, trabalhando para manter a saúde em dia. A obesidade também pode ser uma das causas para propiciar o surgimento de uma hérnia inguinal, assim como inúmeras outras doenças como hipertensão e diabetes.
3 – Evitar carregar peso em excesso
Quem precisa carregar muito peso pelo trabalho ou outra circunstância, está mais vulnerável a obter uma hérnia inguinal. O peso da pressão abdominal acentua a capacidade de surgirem perfurações no local e, por consequência, o aparecimento de uma hérnia.
Tente não se curvar e mantenha a coluna ereta com uma respiração pausada e, caso seja possível, evite o carregamento de pesos extras.
4 – Prática de exercícios
A prática contínua de exercícios, de maneira saudável, ajuda a fortalecer o músculo abdominal, impedindo que haja o rompimento do tecido da região. Em especial, é importante buscar exercícios capazes de diminuir a gordura localizada no local.
Quer saber mais? Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como especialista em cirurgia digestiva no Rio de Janeiro.
Há 3anos fiz uma cirurgia de hérnia umbilical, a agora fui diagnosticada com mais duas hernias inguinais. Estou apreensiva pois desde que realizei a cirurgia anterior a barriga cresceu muito e um incomodo muito grande do lado direito da barriga. O que fazer para impedir que isso aconteça novamente e como fazer com que a parede abdominal forteça?
Olá, Fran.
O tratamento da hérnia é sempre cirúrgico. Se essas hérnias te causam incômodo, é importante que você faça o tratamento para evitar complicações.
Tenho hérnia inguinal na virilha desde criança e nunca me incomodou, mas sinto que ela está ficando maior. Não sinto dor e ela volta pra dentro quando deito. O problema é que com a pandemia não quero ir até o hospital e correr o risco de contrair o vírus Corona. Posso esperar um pouco mais para me consultar e fazer a cirurgia?
Olá, Marlon. Se a hérnia não te causa sintomas como dores, você pode sim aguardar o final da pandemia. Mas não deixe de tratar o problema, já que o volume está aumentando. Aproveite e acompanhe meu Instagram e meu Facebook para se informar sobre esse e outros temas.