A hérnia de hiato trata-se de uma doença que ocorre quando uma porção do estômago se projeta para o interior do tórax, o que é possível através de uma pequena abertura do diafragma. O diafragma, por sua vez, consiste em uma “camada” de musculatura que separa o abdômen e o tórax, e é utilizado para a respiração.
A seguir, confira mais sobre a hérnia de hiato, assim com suas causas, sintomas e tratamentos!
Causas da hérnia de hiato
A comunidade médica ainda não chegou, com precisão, às causas que levam o indivíduo ao desenvolvimento de hérnia de hiato.
O que se sabe até o momento é que a condição possivelmente resulta de tecidos enfraquecidos, o que levaria ao inchaço do espaço sobre o diafragma. Há ainda a indicação de que a pressão do diafragma sobre o estômago também possa ser um motivo para a formação da hérnia.
Resumidamente, a hérnia de hiato surge quando o tecido nos arredores da abertura do diafragma enfraquece, dando abertura para que a região superior estomacal se projete para o interior da cavidade torácica.
Existem ainda alguns fatores de risco atrelados à doença, que se manifesta mais frequentemente em indivíduos com excesso de peso, obesos ou com mais de 50 anos de idade.
Quais são os sintomas do problema?
Quando pequena, dificilmente a hérnia de hiato apresenta algum sinal. Porém, se ela for grande, seus sintomas podem ser bem expressivos. São alguns deles:
- Arrotos constantes (mesmo quando o indivíduo já está há um bom tempo sem comer ou beber);
- Fadiga;
- Azia (principalmente quando o indivíduo se curva para frente ou quando se deita);
- Dores fortes no peito;
- Dificuldade para engolir.
Além disso, indivíduos com hérnia de hiato podem apresentar, comumente, episódios de refluxo gastroesofágico (sendo estes causados por bile ou ácido gástrico).
Quais os tratamentos disponíveis para a hérnia de hiato?
A hérnia de hiato é diagnosticada por meio de endoscopia (que visa analisar a parte de dentro do trato digestivo) e raio x.
O tratamento da condição, por sua vez, tem dois principais objetivos:
1. Evitar possíveis complicações no trato gastrointestinal;
2. Aliviar os sintomas (caso haja ocorrência dos mesmos).
No tratamento, medicamentos para neutralizar a acidez do estômago (que trabalham fortalecendo o esfíncter esofágico ou diminuindo a produção de ácido) e para diminuir sintomas de azia são prescritos.
A cirurgia é recomendada para os indivíduos que já tentaram o tratamento com medicação para alívio do refluxo ácido e azia e não obtiveram sucesso. O procedimento, conhecido como “cirurgia de reparação de hérnia hiatal”, geralmente é combinado com a cirurgia de tratamento para o refluxo gastroesofágico.
Agora você já conhece mais informações sobre a hérnia de hiato, assim como as suas causas, sintomas e tratamento. Quer saber mais? Acompanhe meu Instagram e meu Facebook para se informar sobre esse e outros temas e fique à vontade para ler outros artigos no meu blog e conhecer mais do meu trabalho como especialista em cirurgia digestiva no Rio de Janeiro!