A esteatose hepática é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura no fígado. Os hepatócitos, que são as células que formam o órgão, ficam mais sobrecarregados de gordura, impossibilitando a realização de várias ações que o fígado se responsabiliza em executar. Capacidade de regeneração, produção de bile e processamento de substâncias, proteínas e nutrientes são alguns exemplos dessas atividades.
Esse quadro negativo, entretanto, é reversível: há mudanças de hábito que vão minimizando a taxa de gordura no órgão. Quer você enfrente obesidade, quer seja uma pessoa magra que absorve substâncias prejudiciais muito rapidamente, o tratamento consiste em seguir algumas orientações centrais que irão preservar a saúde do seu fígado. Veja quais são elas:
Consuma boas gorduras
Muitos especialistas falam dos perigos das gorduras trans e saturadas e o cuidado realmente tem fundamento. Priorize a ingestão de alimentos com gorduras saudáveis como peixes, grãos, azeite e castanhas. Isso ajudará a repor a taxa de ácidos graxos e ainda vai auxiliar no emagrecimento.
Evite consumir carboidratos
Carboidratos se transformam facilmente em gordura e se acumulam no fígado muito rapidamente. Consuma pães, bolos e massas com moderação. Se possível, prefira as massas integrais.
Pegue leve com frituras e alimentos industrializados
Alimentos com uma taxa muito grande de corantes e conservantes tendem a ter um nível muito alto de gordura saturada. Fique atento com produtos industrializados e evite comidas fritas e muito gordurosas. Não que seja proibido o consumo desses produtos, mas coma sabiamente e com moderação.
Aposte em fibras na dieta
As fibras possuem um baixo valor calórico e dão fôlego ao fígado para se regenerar e desinflamar. Além disso, elas ajudam a eliminar mais facilmente as gorduras pelo intestino, fazendo com que o corpo se torne mais limpo das substâncias nocivas. Aveia e farelo de trigo podem substituir outros produtos usados no dia a dia.
Coma muitos vegetais
Os vegetais são ótimos desintoxicantes. Eles não só fornecem substâncias saudáveis ao corpo como também ajudam o organismo a retirar qualquer impureza ou acúmulo de determinado teor de gordura. A gordura no fígado, nesse caso, é facilmente reduzida e o corpo emagrece com praticidade. Nabos, brócolis, repolho, couve e alface são alguns dos vegetais que mais ajudam nesse sentido.
Quer saber mais? Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como especialista em cirurgia digestiva no Rio de Janeiro!
Esse site tem muita informação. Site top. Obrigado por compartilhar
Agradeço o comentário. Convido a nos visitar sempre!