cirurgia de vesícula

Como é o pós-operatório da cirurgia de vesícula

Câncer, pedras ou uma suposta inflamação são as causas principais para que uma cirurgia de vesícula seja feita. A técnica é rápida e geralmente não apresenta muitos riscos para o paciente, que pode ter a rotina cumprida normalmente após o período de recuperação. Contudo, para que isso se concretize, o pós-operatório precisa ter alguns cuidados que são específicos para que as complicações não aconteçam.

A recuperação inicial demora até 2 semanas, quando é possível retornar as atividades do dia a dia. Esse período geralmente é menor quando a cirurgia é feita por videolaparoscopia. A cirurgia da vesícula por videolaparoscopia está associada a menor trauma cirúrgico e, portanto, recuperação mais rápida.

Efeitos no pós-operatório da cirurgia da vesícula

O principal efeito após o procedimento é a dor. Com um corte no abdômen ou não, o paciente ainda poderá sentir alguns incômodos na área abdominal e em outras regiões próximas, como os quadris. Nesse caso, analgésicos são usados para alívio e garantir que a pessoa não se sinta ruim durante a recuperação.

Além de tratar a dor, é necessário repouso maior nos primeiros 2 ou 3 dias. Após esse período, o paciente já precisa se locomover mais, com um esforço moderado. Caminhar pela casa por pelo menos 10 minutos já ajuda a recondicionar o corpo e, assim, estimular a regeneração.

Banhos

Os banhos também são simples, mas devem ser feitos sem deixar a área dos pontos úmida. O paciente precisa se secar bem e, se a cirurgia da vesícula for aberta, manter o curativo sempre limpo. Caso haja alguma dificuldade para fazer a troca do curativo, o médico deve ser consultado para realizar a tarefa da forma correta. Deve-se também evitar retirar os pontos logo após a operação, porque o processo de cicatrização ainda não se concretizou de fato.

Alimentação

Como a vesícula faz parte do sistema digestivo, são necessários alguns cuidados com a alimentação. Os primeiros dias deverão ser à base de alimentos não gordurosos e em porções reduzidas. A comida deve ser de fácil digestão para evitar desconforto abdominal adicional após a cirurgia da vesícula.

Como o corpo ainda está se readaptando, é possível que ocorram diarreias ou gases na área estomacal. Laxantes poderão ser indicados pelo médico, mediante avaliação. A dica é consumir alimentos pastosos e bebidas quentes, para que todo o aparelho digestivo trabalhe no tempo dele, mas de forma a não forçar a recuperação. Nosso organismo tem uma grande capacidade de recuperação e na cirurgia da vesícula não é diferente!

Além dessas informações, é importante atentar para a cicatrização após a cirurgia da vesícula. Ela é um importante indicador de que o pós-operatório está fluindo bem e sem complicações. A ida frequente ao médico para outras avaliações é necessária para qualquer eventualidade, boa ou não.  

Quer saber mais? Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo no Rio de Janeiro!

Posted by Dr. Douglas Bastos