cálculo biliar

Cálculo biliar: o que é e como tratar

Você sabe o que é o cálculo biliar? Consiste na formação de cálculo no interior da vesícula biliar, órgão que está localizado na região do fígado e que tem como objetivo armazenar a bile, formada por vários tipos de substâncias, por exemplo, o colesterol. A condição é mais conhecida como pedra na vesícula.

Cálculo biliar: tipos

Substâncias como bilirrubina, sais biliares e colesterol fazem parte da bile. O cálculo pode ser formado pelos elementos descritos a seguir.

Colesterol: é o tipo mais comum e que, geralmente, aparece na cor amarela. É formado por, principalmente, colesterol que ainda não foi dissolvido pelo organismo.

Pigmentados: normalmente esse cálculo aparece marrom ou preto e surge quando existe excesso de bilirrubina na bile.

Os cálculos podem aparecer de vários tamanhos e quantidades ou apenas um. Podem provocar dores, porque podem ficar presos no duto biliar, impedindo a bile de chegar ao intestino. A obstrução tende a causar muita dor na região superior direita do abdômen ou também nas costas. Dependendo da situação, além das dores, a condição pode provocar náusea, vômito e até febre. Mas as pedras nas vesículas também podem ficar assintomáticas, ou seja, não apresentar sintomas.

Causas

Ainda não se sabe as causas que provocam o cálculo biliar. Mas estudos sugerem que as pedras podem ser provocadas por causa do excesso de colesterol, que pode se tornar um cristal e, como consequência, se transformar em pedra. Nesse caso, o fígado estaria eliminando mais colesterol do que a quantidade que a própria bile poderia dissolver.

Dessa forma, se a bile ficar acumulada de forma excessiva na vesícula, pode provocar o aparecimento das pedras.

Porém, existem alguns fatores de risco que podem aumentar o aparecimento dos cálculos biliares, como obesidade, gravidez, diabetes, uso de medicamento para diminuir o colesterol, excesso de peso, sexo feminino, dieta com muito carboidrato ou gordura e pouca fibra, fumo, predisposição genética, ter mais de 60 anos, dentre outros.

Tratamento do cálculo biliar

O tratamento vai variar de acordo com a presença de sintomas da pedra na vesícula. Quando há sintomas associados ao cálculo biliar, está indicada a cirurgia para retirada da vesícula. Se não houver sintomas, o cálculo biliar pode ser apenas acompanhado. Entretanto, muitas vezes há recomendação para a retirada da vesícula mesmo nos casos assintomáticos. Uma exceção ocorre nas pessoas com risco cirúrgico elevado e quando o cálculo é constituído apenas por colesterol: podem ser usados medicamentos específicos para tentar diluir a pedra. A intervenção cirúrgica, quando indicada, é realizada de forma minimamente invasiva por meio de laparoscopia. Tudo deve ser avaliado por um médico.

Pedra na vesícula: prevenção

Prevenir é sempre a melhor escolha. Por isso, para evitar pedra na vesícula, cuide da sua alimentação. Saber escolher o que comer pode fazer a diferença para a sua saúde, sabia? Logo, não pule as refeições do dia, tente manter um peso saudável. Procure reduzir a quantidade de calorias e invista em atividades físicas, como uma caminhada.

Lembre-se de que o excesso de peso pode aumentar o risco de cálculo biliar. Evite alimentos gordurosos, porque podem aumentar o nível de colesterol. Siga sempre as orientações do seu médico. Tenha o hábito de cuidar da sua saúde e de você!

Quer saber mais? Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo no Rio de Janeiro!

Posted by Dr. Douglas Bastos