Baço: saiba a importância deste órgão

O baço é uma glândula que fica localizada na porção superior da cavidade abdominal, do lado esquerdo. O órgão fica em contato com o pâncreas, o estômago, o rim esquerdo e também com o diafragma. Aqui, é válido notar que poucos órgãos do corpo humano são tão desconhecidos para os pacientes quanto ele.

Em um indivíduo saudável, a estrutura tem em média 12 centímetros de comprimento, 7 centímetros de altura, 4 centímetros de espessura e pesa em torno de 150 gramas. Algumas condições (doenças, lesões, traumas e complicações médicas) exigem a retirada do baço, mas na maioria das vezes isso não representa um grande prejuízo para o organismo. No entanto, como será explicado a seguir, o órgão tem função específica e merece atenção.

Mas, afinal, para que serve o baço?

A principal serventia do órgão está relacionada ao sistema imune. Como parte do controle imunológico, a função maior dele é ajudar a proteger contra infecções e outros problemas. Ele atua ainda como uma espécie de filtro e reservatório de sangue. O baço está presente em quase todas as espécies animais, exercendo finalidades semelhantes.

Em um feto humano, a finalidade principal é a produção das hemácias e dos leucócitos (glóbulos brancos). Depois do nascimento, contudo, tal tarefa é interrompida. Ainda assim, a finalidade às vezes é retomada mais adiante, caso alguma patologia debilite o trabalho da medula óssea. A posição única desse órgão viabiliza que ele elimine os micro-organismos patogênicos e se livre das hemácias danificadas, defeituosas ou mais velhas.

Como o sangue perpassa o local, é ali que é averiguado o estado dos glóbulos vermelhos (hemácias). Ele é ainda uma reserva de vários tipos de células do sistema imunológico, chamadas de monócitos.

Quais são as doenças que podem afetar o baço?

Diferentes doenças podem levar ao aumento do órgão e afetar as funções que ele exerce, motivando a sua retirada. Se é realizada uma remoção cirúrgica completa, boa parte das funções é assumida por outros órgãos. Na eventualidade de só uma parcela ser retirada, a parte restante supre as necessidades de todo o organismo. Dentre as complicações que afetam a estrutura estão a malária, linfoma, lúpus e cirrose, para citar algumas.

Uma vez que o baço atua no sistema imune, quando programamos a sua retirada de forma eletiva é necessário fazer uma vacinação para determinados tipos de microorganismos durante o preparo pré-operatório. A cirurgia do baço, quando indicada, é realizada de forma minimamente invasiva, por videolaparoscopia, sempre que possível.

Quer saber mais? Acompanhe meu Instagram e meu Facebook para se informar sobre esse e outros temas e fique à vontade para ler outros artigos no meu blog e conhecer mais do meu trabalho como especialista em cirurgia digestiva no Rio de Janeiro!

Posted by Dr. Douglas Bastos