pâncreas

Quais os exames para avaliação do pâncreas?

Quanto mais alerta se tiver, mais fácil de se identificar o problema. Esse conselho se encaixa perfeitamente para todos os problemas do nosso corpo, inclusive o pâncreas. Um órgão que nem sempre recebe a devida importância, é o responsável por produzir enzimas para facilitar a digestão dos alimentos. O pâncreas ainda influencia na produção de insulina, glucagon e somatostatina, hormônios indispensáveis ao organismo. Somente alguns exames são capazes de avaliar a condição atual do órgão.

Esses exames são simples e proporcionam a avaliação tanto da função do órgão como também da consistência dele e o contato com alguma anomalia.

Exames do pâncreas: quais são?

Lipase

É o principal exame específico para o órgão. Ele detecta a pancreatite, perigosa inflamação do pâncreas. Feita através de coleta de sangue, a lipase consiste em verificar a concentração das enzimas produzidas pelo órgão.  

Ecoendoscopia alta

É um exame de imagem que se concentra em verificar a forma e tamanho do pâncreas assim como os canais pancreáticos. É um exame de ultrassom feito por dentro do estômago, com um aparelho de endoscopia específico.  Assim como na endoscopia, o endoscópio é introduzido pela boca, com o paciente sedado, e o médico avalia o pâncreas.

Ressonância

A ressonância também pode ser usada para analisar o pâncreas, especialmente para casos de câncer. Mesmo que o órgão esteja saudável, o exame confere a proporção da glândula, se há alguma anomalia nela ou outros detalhes não tão comuns e que prejudicam o exercício das funções.

Outros tipos de exame também podem ser feitos dependendo da situação. Como rotina, para diagnosticar doenças ou como parte de um tratamento. O importante é fazê-los para prevenir que algum mal apareça e que alguma situação deixe de ser tratada devidamente.  

Quer saber mais? Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo no Rio de Janeiro!

Posted by Dr. Douglas Bastos