aumento do baço

Saiba as possíveis causas para o aumento do baço

O baço é um importante órgão do corpo humano, localizado na parte superior do abdômen. Sua principal função consiste em produzir, regular e armazenar as células sanguíneas, além de destruir as células sanguíneas anormais. Ele é, portanto, um órgão vital.

Diversas doenças podem fazer com que o baço cresça e passe a representar um risco para a saúde. O aumento do baço, chamado tecnicamente de esplenomegalia requer tratamento para minimizar os riscos de ruptura e complicações como hemorragias internas.

Se por um lado, o baço de tamanho normal desempenha um papel imprescindível no organismo, por outro lado, o baço aumentado representa um perigo, pois, na esplenomegalia, o funcionamento do órgão é potencialmente afetado, o número de células sanguíneas circulantes diminui e problemas como anemia e distúrbios hemorrágicos podem acontecer.

Quer descobrir quais são as possíveis causas de aumento do baço? Vem comigo se informar um pouco mais sobre os motivos que fazem esse órgão inchar.

Infecções causam o aumento do baço

Entre as principais razões para o aumento do baço estão infecções variadas, como, psitacose, brucelose, endocardite bacteriana subaguda, calazar, sífilis, malária,  tuberculose, entre outras.

Distúrbios ploriferativos e câncer podem fazer o baço inchar

Alguns tipos de câncer, bem como, distúrbios ploriferativos, podem estar associados ao aumento de baço. Entre eles, é possível citar os linfomas, a doença de Hodgkin, a Mielofibrose e a policitemia vera.

Problemas inflamatórios têm relação com a esplenomegalia

Na lista de possíveis causas de aumento do baço, não poderiam faltar as doenças inflamatórias, incluindo a amiloidose, a síndrome de Felty, a sacoidose eo lúpus eritematoso sistêmico.

Doenças de depósito são capazes de causar inchaço no baço

Enfermidades como a doença de Niemann-Pick, doença de Gaucher, doença de Letterer-Siwe e doença Hand-Schüller-Christian, em alguns casos, podem provocar o inchaço no baço e desencadear a esplenomegalia.

Outras causas do baço aumentado

Além das causas citadas anteriormente, o aumento do baço pode acontecer por conta de anemia hemolítica, cirrose, distúrbios metabólicos, presença de cistos no órgão, coágulo sanguíneo em alguma veia ou, até mesmo, pressão externa sobre os vasos sanguíneos que saem do baço e se dirigem ao fígado.

Independentemente da causa do baço aumentado, é indispensável ficar atento aos sinais do seu corpo e procurar auxílio médico imediatamente caso note algum sintoma diferente. As principais manifestações físicas do aumento de baço são as dores na parte superior da cavidade abdominal, além de anemia, fadiga, maior vulnerabilidade a infecções, soluços e incapacidade de comer grandes porções. Preste muita atenção a esses indícios!

Vale ressaltar que o tratamento depende da causa do problema e, na maioria dos casos, costuma ser feito por meio de antibióticos. Em situações mais graves, para diminuir o risco de complicações, a alternativa mais indicada é a cirurgia para remoção do órgão.


Quer saber mais sobre aumento de baço? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter acerca do assunto e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo no Rio de Janeiro!

Posted by Dr. Douglas Bastos