Hernioplastia

Hernioplastia: como funciona o pós-operatório

Após a realização da hernioplastia, é necessário ter alguns cuidados pós-operatórios, com o intuito de evitar que a hérnia volte a aparecer.

A cirurgia não possui grande complexidade, e, na grande maioria dos casos, o paciente pode retornar para casa em até 1 dia. Retornar ao trabalho também está liberado em alguns dias, mesmo que com algumas restrições.

O objetivo da intervenção é garantir a recuperação total do paciente sem grandes transtornos; diferentemente de outras cirurgias mais complexas, há poucas mudanças a serem feitas na rotina.

Saiba agora como funciona o pós-operatório da hernioplastia

Dieta pós-cirurgia

Não é preciso seguir uma dieta especial. O ideal é apostar em alimentos leves e em bastante líquido no 1º dia após deixar o hospital, caso apresente enjoos ou vômitos. Ambos são comuns em pacientes mais sensíveis à medicação e à anestesia. Mas não há com o que se preocupar.

O ideal é comer pequenas porções e beber bastante água. Quem não sentir náuseas ou vontade de vomitar pode arriscar comer um pouco mais, ainda assim, alimentos mais leves são indicados nos primeiros dias.

Cuidados com o corte

O corte é fechado com pontos. No dia em que o paciente deixar o hospital, não é necessário trocar o curativo, mas isso deve ser feito diariamente nos próximos dias, até o retorno ao médico para a retirada de pontos. Alguns curativos especiais podem ficar mais tempo sem serem trocados, desde que mantenham bom aspecto externo.

Deve-se lavar a região com água e sabonete e secá-la bem antes de fazer o novo curativo. Se forem observados sinais de infecção, como vermelhidão ou presença de pus, deve-se retornar ao médico.

Caminhar várias vezes ao dia

Não é recomendado ficar muito tempo sentado ou deitado. É preciso repousar para se recuperar, mas, ainda assim, é indicado caminhar um pouco pela casa.

A pessoa pode se levantar sozinha e fazer atividades rotineiras mais leves, que não exijam carregar peso. É permitido, inclusive, subir escadas. Deve-se levar em conta a dor que se está sentindo ao realizar o movimento e ir com calma, até que o corpo se adapte à volta para a rotina.

Exercícios físicos leves podem ser praticados a partir do 1º mês, desde que não haja necessidade de levantar peso.

Evitar levantar peso

Levantar peso não é indicado para quem está se recuperando da hernioplastia. No 1º mês, o paciente pode erguer no máximo 10 kg. Deve procurar erguer peso apenas após a retirada dos pontos, para evitar que eles se rompam.

Entre o 2º e 3º mês após a realização da cirurgia, é possível levantar até 20 kg de peso. Após esse período, não há mais restrições.

O pós-operatório da hernioplastia é bastante tranquilo, basta que se sigam essas orientações para a recuperação ser completa e garantida.

Quer saber mais? Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo no Rio de Janeiro!

Posted by Dr. Douglas Bastos

2 comments

Obrigado tirou muitas dúvidas que eu tinha da recuperação.

Dr. Douglas Bastos

Fico satisfeito em ter ajudado a esclarecer as suas dúvidas. Esteja à vontade para pesquisar no meu blog outros conteúdos do seu interesse.