Chamada de esplenectomia, a cirurgia do baço consiste na remoção total ou parcial desse órgão. O procedimento cirúrgico é indicado principalmente para pacientes que possuem doenças específicas no sangue. Outra indicação é na abordagem do trauma, quando alguma lesão atinge e compromete boa parte do baço. Além disso, condições como a esplenomegalia e alguns tipos de infecções também podem ser curadas por meio da esplenectomia.
Doenças tratadas pela cirurgia do baço
As principais doenças tratadas por meio da cirurgia do baço são a púrpura trombocitopênica idiopática, a talassemia, a anemia falciforme e a policitemia vera. Nessas situações, o procedimento só é realizado quando outras formas de tratamento já foram aplicadas e falharam no combate à doença.
Quem avaliará se a esplenectomia é a melhor opção para o tratamento é o médico responsável pelo caso. Por isso, é fundamental que o paciente procure um profissional capacitado. Também é importante que o acompanhamento seja multidisciplinar, ou seja, envolva vários especialistas na decisão da melhor estratégia de tratamento.
Como é a cirurgia do baço
Na maioria dos casos, a cirurgia é feita por meio de uma laparoscopia. Isso torna a recuperação mais rápida e eficaz, além de deixar a cicatriz bem pequena e não trazer prejuízo estético. A laparoscopia também diminui os riscos de complicações, já que é considerada uma cirurgia minimamente invasiva.
Antes da cirurgia, o paciente deve seguir um preparo pré-operatório específico para a cirurgia do baço. Para a esplenectomia, a pessoa é submetida a uma anestesia geral. Uma vez realizada a cirurgia minimamente invasiva, é muito comum que a pessoa que realiza a cirurgia de baço possa sair do hospital no dia seguinte ao procedimento. Porém, em caso de complicações, ou quando a cirurgia é feita de forma convencional, esse período de internação pode ser maior.
Infelizmente não são todos os casos de cirurgia do baço que podem ser feitos por meio da laparoscopia. Quando o órgão está muito inchado ou crescido, o procedimento minimamente invasivo não é a melhor opção. Nesse caso, o cirurgião opta por realizar uma esplenectomia aberta.
A esplenectomia aberta é um tipo de cirurgia do baço que é feita por meio de uma incisão na parte central do abdômen do paciente, afastando os músculos e tecidos da região, para que o profissional consiga chegar até o baço e removê-lo de maneira segura. Após a remoção, a incisão é fechada e a cirurgia concluída. Nessa situação, o paciente pode demorar até 1 semana para voltar para casa.
Acompanhe meu Instagram e meu Facebook para se informar sobre esse e outros temas e fique à vontade para ler outros artigos no meu blog e conhecer mais do meu trabalho como especialista em cirurgia digestiva no Rio de Janeiro!