4 sintomas que podem indicar que você está com pedra na vesícula

Os perigos da pedra na vesícula vão além da clássica dor após a alimentação. Transtornos no pâncreas, obstrução da via biliar e até infecção grave podem ocorrer.

Porém, suspeitar do diagnóstico não é algo difícil, se você estiver atento a alguns detalhes. Quem é diagnosticado com pedra na vesícula precisa procurar um especialista para correta avaliação. 

4 sintomas de pedra na vesícula

  1. Dor abdominal

A dor é a principal reclamação. Ela ocorre logo após uma refeição ou quando a pessoa realiza um esforço na área abdominal. Entretanto, não fica somente na barriga, a lombar e outras áreas acima, especialmente na região das costelas, também são atingidas pelo incômodo.

Se o consumo de gordura for grande, a vesícula fica ainda mais contraída, e é aí que a dor se acentua. 

  1. Mal estar após as refeições

Mal estar após as refeições é um sintoma comum para muitas doenças do aparelho digestivo. Muitas vezes os sintomas da pedra na vesícula se manifestam como uma sensação de má digestão. É frequente que essa queixa seja mais frequente após alimentos ricos em gordura ou frituras. 

 

  1. Urina Escura

Quando uma pedra sai da vesícula, e cai na via biliar principal, o colédoco, podem surgir alguns sintomas. Um desses sintomas é o escurecimento da urina. Em alguns casos os pacientes relatam que está com a urina com “cor de coca-cola”.  Esse é um relato com grande chance da origem ser relacionada a algum problema no fígado ou na vesícula.

  1. Cor amarelada nos olhos e pele

A icterícia é outro sintoma que pode indicar pedra na vesícula. Na verdade, assim como a urina escura, ela decorre na maioria das vezes da passagem de uma pedra para fora da vesícula. Isso impede a drenagem de bile para o intestino. Isso altera a excreção e reabsorção das substâncias derivadas da bile e influencia na mudança de tonalidade da pele e dos olhos, tornando-os amarelados.

Se você perceber esses sintomas, você pode ter pedra na vesícula. É importante que procure um especialista ou o seu médico de confiança. 

Quer saber mais? Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como especialista em cirurgia digestiva no Rio de Janeiro!

 

Posted by Dr. Douglas Bastos