Na maioria dos casos, o câncer afeta o pâncreas em indivíduos a partir dos 50 anos. O risco é maior para pessoas que têm pancreatite crônica, diabetes mellitus e úlcera no estômago. O tabagismo, alcoolismo e o consumo excessivo de gorduras são outros fatores que causam danos à saúde do pâncreas.
Vale ressaltar as duas (importantes) funções do pâncreas: a função exócrina, que corresponde à produção de sucos e enzimas que atuam na digestão dos alimentos; e a função endócrina, que é relativa à produção dos hormônios, insulina e glucagon. Portanto, mudanças nessas funções sinalizam a existência de algum problema, dentre os quais se insere o câncer de pâncreas.
10 sintomas do câncer de pâncreas
Os sintomas do câncer de pâncreas geralmente surgem quando a doença já está desenvolvida, o que complica o tratamento. De fato, o índice de mortalidade é alto. Por esta razão, é importante fazer exames anuais para avaliar a saúde em geral e prestar atenção a sintomas que podem indicar câncer no pâncreas.
A seguir, confira 10 importantes sintomas do câncer de pâncreas:
1. Aumento na produção de ácidos do estômago devido à elevação da taxa de um hormônio denominado gastrina. É um sinal do tumor gastrinoma;
2. Quando ocorre o aumento significativo na produção do glucagon, resultando em mais açúcar no sangue, pode ser sinal de um tumor chamado glucagonoma. Há, ainda, o risco de diabetes;
3. O insulinoma é um tumor que interfere na produção de insulina. A elevação da quantidade de insulina diminui o nível de glicose no sangue. Portanto, testes de sangue com esse resultado deve levar a uma investigação bem detalhada do pâncreas;
4. Náuseas, vômitos e diarreia podem ocorrer devido à produção de uma substância chamada somatostatina. É um indicativo de um possível câncer no pâncreas;
5. Mudanças nos níveis de ácidos estomacais, glicose e potássio e diarreias com frequência indicam aumento de peptídeos do intestino, sintomas comuns do câncer de pâncreas. Já o aumento de polipeptídeos do pâncreas causa o inchaço do fígado e dores abdominais, outros sinais de câncer nesse órgão;
6. Icterícia (pele e olhos amarelados);
7. Urina escura;
8. Fezes claras e com resíduos de gordura;
9. Dor intensa nas costas e abdômen;
10. Problemas na digestão de alimentos.
Câncer de pâncreas: diagnóstico e tratamento
Acima, listamos apenas uma parte dos sintomas de câncer no pâncreas. Porém, como esses sinais também são comuns a outras doenças, apenas o médico poderá apresentar um diagnóstico conclusivo, depois que o paciente fizer todos os exames. Além dos exames laboratoriais de sangue, fezes e urina, o especialista poderá solicitar a realização de ultrassom do abdômen, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
A cirurgia é a melhor opção de tratamento, na maioria dos casos. Para facilitar a remoção cirúrgica do câncer, em alguns casos, o paciente é submetido a sessões de quimioterapia previamente à cirurgia, o que ajudam a reduzir o tamanho e entender o comportamento biológico do tumor.
A chance de cura é maior quando o diagnóstico é precoce e a doença não afetou outros órgãos. Mesmo quando a patologia está avançada, a cirurgia, embora não cure, ajuda a melhorar a qualidade de vida do paciente, aliviando as dores e prevenindo outras consequências graves, tais como as obstruções de canais biliares ou do intestino causadas pela neoplasia.
O câncer de pâncreas progride rapidamente. Por isso, ao perceber alguns dos sintomas relacionados acima, é fundamental fazer a consulta médica de imediato.
Quer saber mais? Acompanhe meu Instagram e meu Facebook para se informar sobre esse e outros temas e fique à vontade para ler outros artigos no meu blog e conhecer mais do meu trabalho como especialista em cirurgia digestiva no Rio de Janeiro!
very good your article, thanks for the tips
You’re welcome!