A vesícula é um importante órgão da região abdominal, que tem como função armazenar a bile para lançá-la quando são ingeridos alimentos ricos em gorduras. Mais concentrada do que no interior do fígado, a bile emulsifica o alimento ingerido e o prepara para que sejam extraídos os seus nutrientes.
Mas quando há, interior da vesícula, alguma falha no processo de concentração da bile começam a surgir cálculos e pedras compostos de cálcio e colesterol. A pedra na vesícula pode dar sintomas, desde dores leves até processos inflamatórios na própria vesícula ou no pâncreas, sendo necessária uma cirurgia para retirada da vesícula.
Funções da vesícula e o surgimento de pedras
A vesícula tem uma ampla atuação em todos os processos de digestão, sendo diretamente auxiliar do fígado como reservatório e transportador da bile para o intestino delgado. Suas funções se estendem a todas as outras do corpo, até mesmo para o cérebro e na proteção do corpo de doenças.
Após a produção da bile pelo fígado, ela é armazenada na vesícula para que seja misturada no estômago durante a digestão de alimentos gordurosos.
A vesícula faz uma espécie de faxina no organismo, como um detergente que emulsifica a gordura para quebrar as células de lipídios, facilitando a digestão e a separação dos nutrientes. Por agir de forma tão ampla, pode apresentar falhas num de seus processos que culmina com o surgimento de cálculos e pedras de cálcio e colesterol em seu interior.
Com o acúmulo de pedras na vesícula pode haver dores após a alimentação e até mesmo um processo inflamatório chamado de colecistite, gerando dores agudas e muito intensas. Se não houver atendimento imediato o quadro pode se agravar e até mesmo levar a morte do paciente. Outras complicações como a coledocolitíase (pedra no canal biliar principal, entre o fígado e o intestino), a colangite (infecção nas vias biliares) e a pancreatite podem ocorrer em virtude da pedra na vesícula.
A dor que não melhora com medicação oral indica que o problema já está sério o suficiente para ser ministrado apenas medicamentos, sendo necessária a realização de uma cirurgia de retirada da vesicula para que o problema se resolva.
Como é feita a cirurgia
Quando começam as surgir sintomas como dor intensa e vômitos, sobretudo após a alimentação, é preciso ir urgente ao médico para realizar o diagnóstico. Se a vesícula estiver com sério problema inflamatório a cirurgia é indicada imediatamente.
Há dois métodos cirúrgicos, a colecistectomia tradicional, onde é feito um corte no abdômen até chegar à vesícula. Ela deixa uma cicatriz aparente e tem uma internação média de dois a três dias. O outro método é a cirurgia por laparoscopia, cirurgia minimamente invasiva. O procedimento é bem simples, com pequenos cortes de tamanho suficiente para inserir quatro canos, chamados de trocateres.
Com a laparoscopia não há contato direto com o órgão e tudo é feito através de uma microcâmera na ponta de um dos instrumentos inseridos. A internação é de apenas um dia e as cicatrizes são mínimas.
O pós-operatório de ambas é caracterizado por dor nas primeiras 12 h após a cirurgia, com o uso de analgésicos que a amenizam. O paciente demora duas semanas para se recuperar, onde deve ficar de repouso, não pegar peso e nem realizar atividades físicas, mas pode fazer caminhadas e movimentos leves que podem ajudar a acelerar a recuperação.
Quer saber mais? Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como especialista em cirurgia digestiva no Rio de Janeiro.
Eu tenho outro problema na visícula. É um tipo de nervinho que está nela. Se ele crscer eu preciso operar. Mandem o valor da cirurgia.
Olá, Iairton.
Antes do procedimento cirúrgico o paciente precisa passar por uma avaliação clínica. Entre em contato comigo pelo telefone (21) 99777-3020 e agende uma consulta para que possamos fazer essa avaliação.
Em que hospital ele faz cirurgia ?
preciso operar,aceita plano ?
Olá, Cibele.
A unidade hospitalar em que realizo cirurgias é o Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca. Consulte em meu site (www.drdouglasbastos.com.br) quais são os planos de saúde que atendo no momento e agende sua consulta.
Eu tenho muitas bilhas na vicicula presiso o pera ja tem 8 anos com esse poblema passo muitp mal sinto dores sias não posso nem me alimenta direito.
Olá, Vivia.
Se você tem sintomas da vesícula, não postergue o tratamento pois as chances de complicações como a inflamação da vesícula e a pancreatite são maiores.
Acompanhe meu Instagram e meu Facebook para se informar sobre esse e outros temas.
Tenho um pedido com encaminhamento pra cirurgia da vesícula, estou com pedras. Estou com muitas dores…
Olá, Bianca. Se você tem sintomas da vesícula não postergue o tratamento,pois as chances de complicações como a inflamação da vesícula e a pancreatite são maiores.