Todos os órgãos do corpo humano têm uma função importante para a nossa vida. Assim, qualquer problema em algum órgão pode se refletir em todo o funcionamento do organismo.
O fígado é tão essencial à vida que qualquer sinal de dano deve ser imediatamente avaliado e tratado para não evoluir para doenças graves e até mesmo levar o indivíduo a morte.
É o fígado quem armazena e libera a glicose, faz o metabolismo de lipídios e proteínas, emulsifica gorduras e destrói células já desgastadas presentes no sangue, entre outras atividades.
Quais são as doenças que acometem o fígado?
As doenças no fígado vêm aumentado de forma gradual anualmente, em especial devido à alimentação desregrada e os hábitos de vida pouco saudáveis. Em média, uma a cada cinco pessoas possui algum tipo de doença no fígado e, na maioria das vezes, a patologia não é diagnosticada.
As principais doenças do fígado são silenciosas e podem demorar anos para se manifestarem. Essa demora para o surgimento dos primeiros sintomas pode comprometer um tratamento seguro pois grandes danos já podem ter ocorrido ao órgão.
Ainda assim, vale ressaltar que o fígado conta com uma habilidade única de regeneração. Para que o órgão perca definitivamente sua função, é preciso negligência total ou a presença de uma doença muito agressiva e mais rápida do que a sua capacidade de auto recuperação.
A obesidade e o álcool em excesso são os principais inimigos do fígado, capazes de trazer um grande acúmulo de gordura no órgão. Essa gordura o congestiona e vai modificando gradativamente as células que se inflamam, por um tecido cicatrizado que gera a cirrose. Na cirrose, o fígado entre em processo de falência até perder definitivamente suas funções.
Outra grave doença que atinge o fígado é a hepatite. Caracterizada por uma inflamação no órgão, ela pode ter diversas causas que definirão o tipo e o tempo de tratamento adequado. Em casos muito graves, pode ser necessário até mesmo realizar um transplante do órgão.
O câncer no fígado e as doenças autoimunes também são comuns e que requerem um tratamento especializado para que a doença possa ser curada ou controlada de forma eficaz.
Acompanhe meu Instagram e meu Facebook para se informar sobre esse e outros temas e fique à vontade para ler outros artigos no meu blog e conhecer mais do meu trabalho como especialista em cirurgia digestiva no Rio de Janeiro!
Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada