A presença de gordura no fígado ocorre com frequência em pessoas que apresentam quadros de diabetes tipo 2, obesidade, dislipidemia ou alcoolismo. A alimentação inadequada e a falta de exercícios físicos estão relacionados com a gordura no fígado na maioria dos casos. Em virtude disso, mudanças nos hábitos de vida podem, além de prevenir tais doenças (e outras), retardar ou parar o seu avanço, quando elas já estão presentes.
É natural que o indivíduo que apresenta um fígado gorduroso procure o médico desejando algum medicamento. No entanto, os remédios, dificilmente, surtirão efeito se o paciente não seguir uma dieta apropriada. Na verdade, a eficácia de medicamentos específicos para a gordura no fígado é tema bastante controverso na literatura médica. Muitos profissionais adotam medicações apenas para as doenças de base, como o diabetes e a dislipidemia por exemplo. Dessa forma, não se trata apenas de evitar alimentos gordurosos — apesar de isso ser, também, importante —, é preciso complementar a alimentação com itens que ajudam a combater essa gordura.
Veja agora 5 alimentos que ajudam a acabar com a gordura no fígado!
Combatendo a gordura no fígado
-
Legumes
Os legumes são necessários em qualquer dieta. Os efeitos deles são benéficos para a saúde, como um todo, e o fígado não fica de fora disso. Esse tipo de alimento possui poucas calorias, o que ajuda a regular o peso. As proteínas presentes nos legumes ajudam no trabalho do órgão. As fibras também ajudam a controlar o colesterol.
-
Limão
Assim como os legumes, o limão é útil para todo o organismo. Já ouviu falar sobre o copo de água com suco de limão? É realmente um ótimo meio (e bem simples) de regular o pH do corpo, ganhar vitamina C e antioxidantes e, ainda, melhorar a digestão. O fígado certamente se beneficia de tudo isso, especialmente do último item.
-
Morangos
Se o organismo precisa de desintoxicação, o que é bem provável para quem está com o fígado gorduroso, os morangos são um ótimo alimento. Eles fortalecem o sistema imunológico, livram-no de gorduras em excesso e ainda podem desinflamar e desinchar os órgãos. Nada melhor, certo? Aproveite os morangos puros, com algum acompanhamento ou misturados na vitamina.
-
Grãos integrais
Carboidratos simples devem ser evitados, mas não completamente por quem precisa se livrar de gordura — afinal, eles são úteis para a geração de energia para o corpo. Só que, no lugar de se empanturrar de pães e massas, ou outros alimentos problemáticos, escolha grãos integrais. Eles ajudam a evitar o aumento do colesterol e os picos nos níveis de açúcar, prevenção muito importante para quem tem diabetes.
-
Tamarindo
Quer uma fruta rápida, simples e de grande ajuda para o combate ao fígado gorduroso? O tamarindo é outra ótima opção. Ele descongestiona e protege o fígado, e ainda melhora a digestão, devido à presença de fibras em sua composição. Você pode tomar água de tamarindo, por exemplo, ou fazer uma infusão.
Evitar alimentos gordurosos e inserir esses itens saudáveis na dieta são ótimas maneiras de driblar a gordura no fígado — e nem é necessário muito esforço. Cuidando da alimentação, você evita uma série de doenças e melhora a saúde do corpo inteiramente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo no Rio de Janeiro!