O baço faz parte do sistema linfático do corpo humano, que mantém no organismo apenas as células saudáveis do sangue, e tem aspecto esponjoso. Pode haver, no entanto, o aumento do baço, conhecido como esplenomegalia, que ocorre quando órgão fica bem maior do que a forma normal, que é de até 11 centímetros, com peso médio de 150 gramas.
O aumento de volume do baço é potencialmente perigoso, pois pode acarretar ou ser causa de problemas hematológicos. Dessa forma, em alguns casos desse quadro, a solução pode ser a retirada cirúrgica desse órgão.
Quando ocorre o aumento do baço, geralmente não são sentidas dores fortes na região onde ele se encontra. Os sintomas desse quadro bastante leves, devendo-se prestar muita atenção a qualquer pequena alteração que possa indicar o problema.
Confira a seguir alguns dos principais sintomas do aumento do baço
1- Soluços
O quadro pode causar a compressão de outros órgãos, que, embora não seja dolorosa, pode provocar efeitos no corpo. Um desses efeitos, e também o mais frequente, é o soluço.
2- Dificuldade de alimentação
Outro sintoma que pode muitas vezes passar despercebido é a dificuldade para se alimentar corretamente. Especialmente com refeições muito grandes, pois esse aumento de volume do baço torna mais difícil a ingestão de grandes quantidades de comida. Isso dá a sensação de saciedade mais rapidamente, após a ingestão de poucas quantidades de alimentos.
3- Aumento do volume abdominal
Sintoma um pouco mais característico do quadro é o consequente aumento do volume abdominal. A região abdominal fica com um aspecto um pouco mais inchado, devido ao maior volume adquirido pelo órgão.
4- Dor no hipocôndrio esquerdo
O baço fica localizado na região superior do abdômen, conhecida também como hipocôndrio, estando ao lado esquerdo do corpo. Essa região pode ficar dolorida como consequência do aumento de volume do órgão, fazendo com que se sinta um desconforto, mesmo sendo a esplenomegalia um processo que geralmente não cause dor.
Outros sintomas possíveis
Além dos sintomas citados, a esplenomegalia, ou o aumento do volume do baço, pode ainda ocasionar o surgimento de outros sinais pontuais, como febre, palidez ou alguns hematomas, especialmente na região do hipocôndrio esquerdo ou em casos de inchaços. Esses sintomas, combinados com os demais, podem indicar um caso de aumento do baço, devendo ser consultado um médico o mais rápido possível.
Quer saber mais? Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo no Rio de Janeiro!