Vias biliares: o que são e para que servem?

O corpo humano possui uma série de elementos e sistemas que são pouco conhecidos para muitas pessoas. As vias biliares são um exemplo. Sua importância para o funcionamento do organismo só é compreendida quando estamos diante de uma doença nestes pequenos canais.

Sua responsabilidade no sistema digestório, no entanto, é a de conduzir a bile produzida pelo fígado para ser armazenada na vesícula e, logo depois, seguir para o duodeno. Por se tratar de substância responsável pela digestão da gordura, qualquer disfunção que interfira no seu curso natural pode afetar o organismo como um todo.

Para você entender melhor o que são e qual a função dessas importantes vias de transporte de bile e de outras substâncias no nosso processo digestivo, criamos este post. Não deixe de acompanhar!

O que são as vias biliares?

Trata-se de pequenos ductos que ligam o fígado e a vesícula ao duodeno. Por eles, passa a bile, que é produzida pelo fígado e fica armazenada na vesícula até ser liberada, seguindo para o intestino delgado para cumprir seu papel na digestão das gorduras que consumimos.

Esses dutos condutores de bile se apresentam como intra-hepáticos, quando estão ainda dentro do fígado, e extra-hepáticos, quando se localizam na parte de fora do órgão.

Os microcanais que se localizam dentro do fígado emergem formando dois maiores: o ducto hepático direito e o ducto hepático esquerdo. Antes de saírem do fígado, eles se tornam apenas um, chamado ducto hepático comum. 

Após isso, ainda é dividido novamente em dois ductos, um indo para a vesícula e outro que segue para o duodeno. Cada trecho do trajeto tem uma função na produção, armazenamento e liberação da bile. 

Qual a sua função?

Como falamos, as vias ou canais biliares têm uma função extremamente importante no funcionamento do organismo. Por elas passam a bile que é produzida no fígado e serve principalmente para quebrar as moléculas de gordura que ingerimos na alimentação diária.

A partir desse processo, as gorduras boas, como os ácidos graxos, são aproveitadas para a manutenção das funções vitais do ser humano. 

Por isso, doenças que acometem as vias biliares podem trazer uma série de prejuízos para a saúde do indivíduo. O câncer, por exemplo, causa a obstrução dos ductos, inviabilizando a passagem da bile, que acaba ficando armazenada no fígado.

Quando isso ocorre, o paciente pode apresentar sintomas, como a icterícia e coceiras na pele, porque a bilirrubina, uma substância presente na bile, vai para a corrente sanguínea e se acumula nos tecidos da pele.

A obstrução das vias biliares pode ainda trazer outros sintomas que devem ser cuidadosamente observados, como fezes claras, perda de apetite, urina escura e dor abdominal. Diante de qualquer um desses indícios, é importante procurar um médico para a realização dos exames necessários.

Quer saber mais? Acompanhe meu Instagram e meu Facebook para se informar sobre esse e outros temas e fique à vontade para ler outros artigos no meu blog e conhecer mais do meu trabalho como especialista em cirurgia digestiva no Rio de Janeiro!

Posted by Dr. Douglas Bastos